Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Este espaço pretende contar a história do Refúgio no Xisto, um antigo palheiro reconvertido em casa de férias, na aldeia do xisto do Candal - Serra da Lousã


O Refúgio no Xisto é um antigo palheiro reconvertido em casa de fins-de-semana/férias. Inserido em plena Serra da Lousã, na aldeia do xisto do Candal. Oferece a todos os que o visitam a possibilidade de um contacto profundo com a natureza no seu estado mais puro.

O ambiente é relaxante e simples, aqui o tempo não é dono das vontades e a palavra de ordem é privacidade.

 

A aldeia do Candal à semelhança das outras aldeias do xisto, cresceu de forma irregular ao longo das ribeiras existentes, as casas são pequenas e estão encavalitadas, as ruas são estreitas e sinuosas, como que a fazer lembrar pequenos labirintos de xisto. È frequente perder-se nestas ruas e acabar por entrar em terreno “alheio”.

Sendo esta uma aldeia que cresce numa encosta, os socalcos são imagem de marca, erguidos com bravura e coragem pelos serranos que ali viveram, para segurar a preciosa “terra”, que lhes permitia levar a cabo uma agricultura difícil. É num destes socalcos, agora transformado em pequeno terraço, que pode desfrutar de uma vista magnífica, para a Serra da Lousã e restante aldeia. Aqui não pode perder o momento onde o sol se esconde por detrás das montanhas, sendo esta a última casa despedir-se dele, poderá gozar de uns momentos só seus.

Neste refúgio sentimo-nos totalmente inseridos no ambiente serrano, as visitas dos veados, javalis e esquilos são constantes, mas não tenha medo! Estes animais apesar de muito dóceis, são bastante esguios, deixam-se avistar mas não gostam de se aproximar. Existe até o conhecido “veado do Candal”, um bicho já velho de hastes bem grandes e pêlo escuro, que anda sempre por ali sem se afastar muito.

Pernoitar nestas casas é reviver os tempos idos dos nossos antepassados, é sentir um património arquitectónico com anos de história. Apesar das limitações destas habitações estamos equipados com o necessário, para que passe uns dias tranquilos, com o maior conforto. A habitação é composta por dois pisos, sendo no piso inferior a casa de banho e cozinha, esta composta por cilindro para aquecimento de água, mini - frigorifico, micro-ondas, fogão de dois bicos e fogão a lenha, para os dias frios. O piso superior é uma divisão ampla que funciona como quarto/sala, apresenta uma cama de casal e um sofá – cama. A ligação interior é feita por uma escada em caracol, assente na rocha de xisto que já existia.

Quando nos visitar no Inverno, não pode deixar de vir equipado para o frio ou até neve, as temperaturas variam entre os 9º e 11º. No verão não pode perder os banhos de cascata ou nos ribeiros e piscinas naturais de águas límpidas e frescas, só assim se refresca porque os verões são quentes.

Contactos:

refugionoxisto@hotmail.com

telemóvel: 91 930 35 85

Autoria e outros dados (tags, etc)

Mensagens



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog